Cura do diabetes!? Yes, we can!



     Pessoal, não sou aquele tipo de profissional radical que acha que todas as informações sobre saúde veiculadas na TV são desprezíveis, porém hoje o Fantástico prestou um desserviço aos milhões de diabéticos quando falou sobre o manejo do Diabetes Tipo 2 (DM2).

     A reportagem ridicularizou a abordagem do médico Dr. Rocha para o DM2.
Pra quem não sabe, no DM2 o organismo perde a sensibilidade à insulina, ou seja, deixa de reconhecer este hormônio o que, entre outras consequências, impede o metabolismo da glicose, fazendo com que a glicemia (o açúcar no sangue) suba a níveis perigosos. 
     A crença geral e, infelizmente, de muitos médicos é de que boa parte da população será acometida por DM2 como uma consequência natural do avanço da idade. Isso está completamente errado! Perdemos a sensibilidade à insulina quando estimulamos o pâncreas a picos de produção deste hormônio devido ao consumo sistemático de carboidratos de alto índice glicêmico, tais como farinhas, refrigerantes, arroz e doces em geral. De maneira simplificada, no DM2 o organismo se torna incapaz de metabolizar carboidratos adequadamente. 

     Pois bem, a proposta apresentada pelo Dr. Rocha é que, uma vez diagnosticado com DM2, o indivíduo deve se alimentar de gorduras, proteínas e vegetais de baixo índice glicêmico, já que o organismo diabético não consegue mais lidar, sem medicamentos, com a elevação da glicemia. Então, resumindo, sugere que se alimente de ovos, peixes, carnes, aves, saladas verdes, azeite, etc. Percebam que o cara não propôs nenhum chá milagroso, comprimido ou remédio manipulado na farmácia que ele é dono. Apenas propôs uma redução drástica na ingestão de carboidratos para quem não os consegue processar mais! Reparem também que a crítica feita pelo programa à essa "simples dieta" proposta não é baseada em qualquer estudo, ou melhor, a reportagem não cita um estudo sequer! Neste sentido, informo que um artigo de revisão publicado em 2015, assinado por 26 autores de diversas instituições acadêmicas afirma que NÃO HÁ MAIS DÚVIDAS DE QUE UMA DIETA BAIXA EM CARBOIDRATOS DEVA SER O PRIMEIRO MANEJO DO DM2 (Feinman et al., 2015). Ou seja, SIM, é possível, em muitos casos, controlar ou reverter o DM2 apenas com a dieta.

     Por fim, estão marcados na foto, além da própria Vanessa (médica e diabética, por sinal), alguns médicos e nutricionistas que corroboram as informações aqui apresentadas.
Referencial: Dr. José Carlos Souto (Texto: "Low Carb e diabetes")

FEINMAN, R. D. et al. Dietary carbohydrate restriction as the first approach in diabetes management: critical review and evidence base. Nutrition, v. 31, n. 1, p. 1-13, 2015.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário