Devo treinar em jejum?



Em janeiro escrevi um texto onde mostrei evidências que atletas de alto nível não tiveram seus desempenhos afetados por dietas cetogênicas (sem carboidratos). Ou seja, se nem atletas precisam comer carboidratos para treinar e competir em alto nível, que dirá pessoas que malham em academias, parques e boxes. E nesse post surgiram perguntas como: "e jejum, posso/devo malhar em jejum?"

Primeiramente, pra quem esteve fora do planeta nos últimos anos, informo que jejuar por mais de 16 horas foi redescoberto como uma forma poderosa e saudável de emagrecer. 

A treta no tocante a qüestão (rsrs) de malhar em jejum se refere a crença de que para as contrações musculares da musculação e de exercícios de potência como os do crossfit é fundamental ingerir carboidratos. 

O que de certa maneira é verdade, até o momento em que você passa a jejuar ou fazer low carb e seu corpo "aprende" a queimar suas reservas de gordura pra movimentar a máquina, como explica o Dr. Jason Fung no artigo "Fasting and Exercise". 

O que acontece é que como comemos um monte de carboidratos o tempo todo, nosso corpo aprende que só existe esse tipo de combustível.

Dr. Fung faz uma analogia: "pense que seu corpo é um caminhão-tanque de combustível parado no acostamento por falta de gasolina. Ora, é um paradoxo um caminhão tanque parado sem combustível quando tem nas costas 30 mil litros de - combustível, porém, inacessíveis".

Pra terem uma ideia ele cita um estudo onde atletas fizeram testes antes e após um jejum de 3.5 dias e nenhuma medida de desempenho foi afetada (força, capacidade anaeróbica e resistência aeróbica). 

"Mas jejum faz perder músculos!" Não procede. Com um aporte proteico adequado and musculação bem feita, tudo absolutamente certo!

"Ah, outro dia vc falou mal do AEJ, prof"... o "problema" do AEJ não é o J e sim o AE... kkkk

Por fim, não se esqueça que nossa espécie, por 99,9% de sua existência fez todo tipo de atividade física sem "refeição pré-treino", portanto você e eu temos gravados em nosso DNA essa capacidade.

Referências:

Dr. Tim Noakes - Sports Applications of Ketosis and Beyond

Dr. Jason Fung - Fasting and exercise




SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário