Treino intenso é diferente de treino imenso!


No treinamento físico, temos o princípio da interdependência volume x intensidade. Simplificadamente ele explica que qualquer ação de incremento de volume (quantidade) de estímulo/treino provocará alterações na intensidade (qualidade) e vice-versa (1). Um exemplo prático disso é a comparação de desempenho físico entre as provas de 200 metros rasos e a maratona. Nos 200 metros, os melhores atletas correm o trecho em altíssima intensidade, sem se poupar, em torno de 20 segundos. Já na maratona, os melhores corredores percorrem os 42.195 metros da prova dosando o esforço em aproximadamente 2h10min. Não preciso dizer que no ritmo dos 200 metros, os caras não conseguiriam fazer sequer 300 metros, quanto mais 42 km.

Dentro da musculação, a grosso modo, a alta intensidade no treino é verificada pelo número de séries em que se atinge a falha concêntrica ou se chega perto dela (me mande um e-mail pra receber uma tabela sobre o assunto). Obviamente há muitas outras variáveis que mudam a intensidade do treino, dentre as quais ressalto a cadência e o intervalo entre séries. Na prática, se seu treino metabólico de membros inferiores já tá batendo em meia hora e você ainda aguenta mais, não tá intenso! Claro, falando de um treino decentemente construído, porque é bem diferente fazer agachamento e fazer cadeira abdutora (cocô).

Ouçam o áudio da minha aluna de consultoria online Julie Lopes. O que aconteceu foi isso: manipulei as variáveis, ela aplicou corretamente as orientações e com poucas séries e exercícios já tinha fadigado os músculos e liberado a sinalização hipertrófica.

"Ah, meu treino dura uma hora e meia e é super difícil". Difícil sim, em intensidade alta, não! 

Bater lage também dura um tempão e é difícil pra kct, nem por isso alguém pensa em criar o método Body Lage Workout pra hipertrofiar e emagrecer a galera.

Lembrem-se sempre, na academia mais importante do que QUANTO se faz (carga, tempo, séries) é COMO se faz.

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário