O treino de membros inferiores pode influenciar no resultado do de membros superiores?


Foi publicado recentemente mais um estudo (Bartolomei, 2018) que demonstrou que o treino de membros inferiores (MI) influencia nos resultados do de superiores (MS).

Nesse estudo, os pesquisadores randomizaram e dividiram 20 homens saudáveis, com no mínimo 3 anos de experiência com pesos livres, em dois grupos. Os voluntários não fizeram outros exercícios fora do laboratório e malharam com treinadores certificados por 6 semanas da seguinte forma:

Grupo 1 - treino de força (4-5 reps, descanso entre séries maior) para MI e MS.
Grupo 2 - treino de hipertrofia (10-12 reps, descanso entre séries menor) para MI e força para MS.

Importante ressaltar que o treino de MS foi igual (força) para ambos os grupos. Mas ao final das 6 semanas, os caras que fizeram o treino focado em hipertrofia para MI também obtiveram melhores resultados nos MS em força, potência e hipertrofia do braço em relação ao outro grupo.

Os pesquisadores especularam, o que cada vez mais é consenso na literatura, que os resultados se devem às mudanças hormonais geradas pelo treino. Sabe aquela queimação quando fazemos muitas repetições ou quando ficamos muito tempo sob tensão? Então, ela está ligada a treinos que alteram a expressão de hormônios anabólicos. E mais! Quanto maior a quantidade de músculos envolvidos nas contrações, maior será a alteração em hormônios anabólicos circulantes, como o GH. E naturalmente os músculos dos glúteos, coxa e panturrilha são mais volumosos (ou pelo menos, deveriam ser kkkkk) que os dos MS. A adaptação neural cruzada também é aventada nesses casos. Mas os autores usaram referências para afastar essa hipótese, além de terem escolhido um grupo de praticantes experientes, o que tende a anular o efeito de "cross education". 

Portanto, além de ser importante ter MI fortes, afinal, é de nossas pernas que dependemos para todo tipo de atividade cotidiana, é cada vez mais claro que o potencial hormonal do treino de MI afeta a força dos MS.

Então, MENINOS e meninas, se um treino diferente de MI afetou os resultados dos MS, que dirá simplesmente não malhar os cambitos?! 

Envie esse texto para aquele amigo que sempre tem uma desculpa pra pular o "leg day"! 



    
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário