Atleta não entende de treino!


Um ex-estagiário, Henrique Vogado me procurou esses dias pra contar que um campeão de competições de CrossFit de nível nacional esteve treinando em seu box. E uma coisa o incomodou: após a visita, alguns alunos falaram que queriam que o atleta prescrevesse seus treinos, que ele é fera e deve saber tudo de treino, entre outras abobrinhas.
               É um pensamento completamente equivocado. Cumprir rotinas de treino de alto nível com grande destreza e determinação, como os grandes atletas normalmente fazem, é totalmente diferente de saber qual treino realizar. E o treino, com suas dezenas de variáveis e interações é só uma parte do trabalho de um treinador de alto nível. Há toda uma periodização voltada para competições que exige anos de estudo e aplicação prática.
                Por trás de um atleta campeão há sempre um treinador. Na verdade, são vários os treinadores que passaram pela vida de um Federer, de um Messi e de um Mayweather para formar os atletas que são.
                É evidente que o grande atleta pode estudar e passar a ser um grande treinador. Mas enquanto atleta, ele invariavelmente faz treinos propostos por treinadores que, na maioria das vezes, sequer foram atletas. Pelé, o atleta do século, teve um desempenho físico e técnico exuberante na altitude da Cidade do México, na Copa de 70, após meses de preparação física com Carlos Alberto Parreira, um “reles” professor de Educação Física.
                Então parem de relacionar atleta com prescrição de treino. O atleta de bom nível inclusive não tem essa pretensão e sabe reconhecer que sem um treinador (ou vários) seu desempenho não seria o mesmo. Portanto, crianças, quem entende de ministrar ou prescrever treinos são os treinadores! No CrossFit e na musculação, especificamente, professores de educação física.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário