Não descanse durante as séries!

Praticar musculação a sério, objetivando resultados expressivos, envolve muita atenção a inúmeros detalhes durante o treino. Um deles é o de não descansar durante a série.

Observe os vídeos.

No de cima, a Débora encaixou as articulações do joelho e do quadril e no de baixo, evitou esta posição. Encaixar as articulações, neste caso, representa anular o braço de resistência e consequentemente perder tensão nos músculos alvo. Ou seja, quando acontece o encaixe articular, glúteo máximo e quadríceps relaxam e a pessoa descansa entre as repetições. Sim, descansa! Entenda o que quero dizer na prática! Agora mesmo, pare tudo, observe bem os vídeos e faça 10 agachamentos das duas formas e comente aí qual cansou mais! Ah, quem parou tudo e fez isso no meio da "firma" merece um prêmio! kkkk

Brincadeiras à parte, Schott e colaboradores (1995) verificaram que descansar por 2 segundos antes de começar uma nova repetição é prejudicial para o ganho de massa muscular e força.

"Ah, mas é muito mais fácil dar uma paradinha entre as repetições, fala a verdade, prof". Sem dúvida! Mas uma regra geral na musculação é buscar exatamente o oposto disso, ou seja: se o movimento está fácil ou sendo facilitado por algum motivo proposital ou não, então tá errado! Portanto, verifique amplitude, cadência, presença de descanso nas transições, fluidez do movimento, empunhadura ou posicionamento dos pés, "roubos" de uma forma geral, adequação da carga e faça de novo! Fácil é pedir pizza e assistir Netflix no sofá de casa. Musculação eficaz deve ser difícil.
Um abraço e bons treinos!

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Obrigado amigo. Mas sugiro trocar o nome do artigo de "Nao descanse durante as séries!"

    Para

    "Não descanse entre as repetições da mesma série!"

    Já tá ótimo, mas é só uma sugestão pra deixar melhor ainda. No mais, tô lendo varios artigos do seu blog e gostando

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com a sugestão.... eu mesma comecei lendo já pensando como assim não descansar entre as sérias, meu treinador (TQ por acaso rsrs) me passou esse descanso, mas é como o colega acima diz, não descansar entre os intervalos de uma série.

    ResponderExcluir