Como está sua amplitude de treinamento?

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Assista ao vídeo aqui!

O papo é amplitude articular máxima de movimento. Tá na boca do povo! Treinadores e frequentadores assíduos de academias já ouviram falar que traz mais resultados, é mais saudável e até mais seguro trabalhar com o máximo de amplitude possível. O que concordo e aplico à maioria dos casos. Sim, como tudo na vida e como já expliquei em outros posts, absolutamente nada é bom para a totalidade das pessoas. Bem, ocorre que o que vejo pessoalmente e na internet é a "galera da amplitude máxima" treinando longe da amplitude máxima! É aquele negócio, na teoria a pessoa tem consciência da informação mas na prática, não sabe aplicar. Isso também mostra como a musculação, que parece algo simples pra quem vê de fora, é complexa e envolve detalhes que até experientes se enrolam. Sobre o vídeo acima, no leg press é extremamente comum que a amplitude máxima permitida pela máquina não seja a máxima possível para o aluno, sobretudo pra quem tem menos de 1.70 m. E vejam, mesmo nesse leg, que apresenta boa amplitude para a movimentação, sem o step e o colchonete que usei, o limite inferior da máquina ficaria longe da máxima flexão de quadril e joelhos para a Débora. No supino com halteres, vejo a galera parando o movimento no ponto onde a barra tocaria o peitoral (ou até antes!). Errado! Com os halteres você pode "descer" mais. Tracem uma linha imaginária ligando os halteres e percebam que com a barra o exercício seria feito com bem menos amplitude. Nas puxadas e barras raramente vejo a barra esbarrando na linha abaixo da clavícula. "Ah, professor, preciosismo seu! São poucos centímetros" Não, amiguinho. Articulações são colocadas em grande desvantagem mecânica e consequentemente, músculos são intensamente exigidos nessas posições, sendo relevantes no resultado final. Experimentem tais amplitudes (não esqueçam do controle da cadência) e me contem depois como foi. Um abraço.
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Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

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