Equipamento de academia: qual a diferença?



Uma das coisas que poucos frequentadores de academia se dão conta é de que há diferenças importantes entre as marcas de aparelhos de musculação e ergometria. Elas vão da praticidade à adequada transmissão de resistência durante o exercício.
Sobre esta última, é legal saber que os músculos movimentam os segmentos do corpo através de alavancas. Isso faz com que a contração muscular e o distanciamento das articulações em relação à resistência, durante as repetições, apresente momentos de vantagem e desvantagem mecânica. Quem treina sabe, por exemplo, que a hora mais difícil numa série no leg press é quando as coxas estão perto do tronco e a mais fácil é quando os joelhos estão quase estendidos. Por isso o marombeiro enche o aparelho de peso e fica fazendo o exercício curtinho lá em cima ;-). E isso acontece em todos os exercícios. Então o ideal é que a máquina ofereça mais tensão na vantagem mecânica e alivie na desvantagem. E aí começam os problemas, pois há máquinas que fazem exatamente o oposto.
Outro ponto se refere à segurança. Já cansei de prender dedos em aparelhos mal feitos e que não conhecia. Existem aparelhos que são verdadeiras ciladas. Na dúvida, peça ajuda. Há fabricantes que prezam por implementar medidas de segurança também nos pesos livres. Aquela barra com duas partes grossas e pesadas nas extremidades (Barra Olímpica) tem sua razão de ser. Gaiolas para agachamentos são muito úteis e aumentam a segurança. Limitadores no Smith podem evitar acidentes graves. Anilhas que deslizam na barra e no nicho (local de guardar) tem tanto uma função de segurança como de praticidade. Falando em praticidade, alguns fabricantes apresentam barras montadas que te pouparão o trabalho de montar e desmontar o peso. Há até máquinas que contam as repetições e o intervalo entre as séries pra você! Não posso esquecer da questão ergonômica. Muitas vezes temos leg press cuja inclinação da plataforma de apoio dos pés é inadequada e arrisca seus tornozelos, puxadas que não permitem grandes amplitudes para pessoas altas, ao mesmo tempo, máquinas que necessitam de adaptações para os mais baixinhos, umas muito pesadas desde a primeira resistência e outras muito leves, mesmo com toda carga. Enfim, há muuuitos detalhes que podem interferir no seu resultado.
Há 3 marcas mais facilmente encontradas em academias no Brasil que produzem equipamentos de musculação e ergometria com excelência, que são Technogym, Life Fitness e Matrix. Então, se sua academia possui a maioria dos equipamentos dessas marcas, neste ponto você estará bem servido. Mas entenda que qualidade tem um preço, um leg press dessas marcas não sai por menos de 30 mil reais, e a esteira mais perfeita para HIIT que testei, foi uma não-motorizada na TechnoGym que custava em torno de 45 mil Temers. 
"Ah, então só vou ter resultado em uma academia com esses equipamentos?". Não! Pelo contrário, bons professores se viram bem nas Jurassic Fitness da vida. Mas o bom professor com bons materiais à disposição pode ir além. 

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário