Cinturão ou cinto lombar na musculação



   
Caso o vídeo não carregue, clique aqui!

     Nas academias e "instagrams fit", é corriqueiro ver pessoas utilizando cintos lombares ou cinturões semelhantes ao da foto. O objetivo declarado de quem os utiliza é o de proteção à coluna e a sensação de segurança ao utilizar. O fato é que praticamente a totalidade das pessoas que usa o cinturão, ou não deveria utilizar ou os utiliza de forma equivocada. O primeiro fato é que quando você usa uma órtese como esta, acaba relegando parte do trabalho que deveria ser feito pelos seus músculos eretores da espinha e transverso do abdômen (vídeo) ao dispositivo. Então se o uso for crônico, uma consequência natural será o fortalecimento desproporcional dos membros em relação aos músculos do chamado core. É como ter um carro com rodas e suspensões fortes e um chassi frágil. Um outra forma de ilustrar isso de maneira amplificada, é com as mulheres das tribos Padaung, em Myanmar, que utilizam aneis de cobre em volta do pescoço. Se os aneis que suportam a cabeça forem retirados, os músculos do pescoço não conseguirão suportar adequadamente o peso da cabeça, justamente porque por muito tempo este trabalho natural foi transferido para os aneis.
     Bom, há pessoas que dizem que com o cinturão conseguem pegar mais peso num agachamento, por exemplo. Ok, realmente eles ajudam... mas pra quê, você que pratica musculação no intuito de aumentar a massa muscular e/ou emagrecer e/ou melhorar a funcionalidade do seu corpo, ou qualquer outro objetivo, quer pegar mais peso do que suportaria sem o cinto??? "Ué, pq assim vou obter mais resultados!" Errado! Isso não procede! Não cabe aqui entrar em detalhes fisiológicos, mas a quantidade de anilhas na barra não está diretamente ligada ao resultado e isso já está muito bem estabelecido na literatura. "Ah, mas eu machuco minha lombar quando faço musculação!" Amigo, vai por mim, você está fazendo isso errado! Procure outro profissional pra te orientar. No entanto, existem modalidades COMPETITIVAS nas quais a utilização da cinta é praticamente obrigatória, como o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e as competições do tipo "Strongest Man". Há também exercícios na musculação, como as "remadas curvadas", sobretudo durante o período tensional da periodização, em que o cinto também tem seu valor, mas, na dúvida, reduza o peso, implemente o controle consciente da velocidade de execução do exercício e deixe o cinto em casa.
Um abraço e bons treinos.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário