Calcule seu risco cardíaco para os próximos 10 anos

 

http://www.cvriskcalculator.com/
   
     Um dos pontos mais interessantes da palestra do Dr. Souto no evento Alimente foi a apresentação da calculadora de risco cardíaco do Colégio Americano de Cardiologia/Associação Americana do Coração. Como vocês sabem, o colesterol "alto" ainda é tratado como uma doença. Se alguém tiver o colesterol total acima de 200 mg/dL já imaginamos que um infarto está por vir! No mesmo sentido alarmista, muitos cardiologistas se apressam em prescrever estatinas e orientar quanto a importância de aderir a dietas hipolipídicas e ricas em carboidratos integrais para não piorar o "problema". Felizmente muitos de vocês já sabem que não é bem assim. O colesterol total isolado não nos diz nada sobre risco cardíaco e o consumo de gorduras boas (as de origem animal não-processadas e óleos como de côco e azeite, por exemplo) está ligado, na verdade, à melhora no perfil lipídico, exceto em casos de pacientes dislipidêmicos. Ao passo que os carboidratos, como os do pão integral, estão ligados à inflamação das artérias e piora do perfil. Ele ainda nos mostrou um sujeito com colesterol total superior a 300 mg/dL e um risco cardíaco baixíssimo, segundo a calculadora, que, lembrando, é uma ferramenta oficial, respaldada pelas associações citadas e também por estudos. Então a sugestão, segundo o Doc, é que você pegue os exames mais recentes de seu familiar que toma estatinas, preencha os dados na calculadora (link no início do texto), imprima e leve o resultado ao cardiologista para discutir a real necessidade do uso da droga. Quem está preocupado com seu colesterol e/ou pressão arterial também deve conferir o resultado na ferramenta.
Um abraço e feliz Ano Novo!



SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

  1. Pois é... ano passado, no check-up, o médico insinuou que eu deveria tomar remédio para baixar meu colesterol. Hoje, com o colesterol mais alto e triglicérides quase pela metade, meu risco calculado foi uma probabilidade de 1,4%. E uma probabilidade de tomar estatina de 0%. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente falta atualização a boa parte dos médicos. Se continua com o mesmo médico, leve o teste para ele. Um abraço.

      Excluir