"Se correr muito não emagrece, por que os maratonistas são tão magros?"

   
 Dennis Kimetto - recordista mundial da maratona.
 
      O senso comum diz que a prática sistemática de um esporte configura os corpos de seus praticantes. Então a crença é de que vôlei e basquete fazem a criança crescer, ginástica faz ficar pequeno e correr maratonas vai te deixar esquelético.
      Trata-se de um equívoco. Ocorre que a maior parte da informação visual que recebemos sobre esportes se refere ao alto nível. A elite dos atletas das mais variadas modalidades é composta por sujeitos que além de talentosos e muito treinados, possuem naturalmente características físicas que favorecem o sucesso na modalidade em que competem. Ahn, como assim?
     Vou dar o exemplo do basquete. Desde a infância, quando os praticantes estão em colégios ou escolinhas, devido à altura da tabela e da cesta, naturalmente destacam-se os mais altos. A estatura favorece quando têm que pegar rebotes, fazer bandejas, dar tocos e, eventualmente, fazer enterradas. Ou seja, ajuda tanto no ataque quanto na defesa. À medida que o nível sobe e a competição aumenta, os mais baixinhos vão ficando pelo caminho num processo de seleção natural (vence o mais adaptado para a tarefa). Óbvio que existem exceções, como o caso de Earl Boykins, que foi um jogador de nível NBA por mais de 10 anos e tinha apenas 1,65 m. É uma situação (rara) em que o talento superou a tremenda desvantagem física. Ao mesmo tempo isso nos mostra que jogar e treinar basquete não faz ninguém crescer e sim, que ter 2,00 m (média de altura da NBA) é MELHOR para competir em alto nível do que 1,70 m.
      Da mesma forma, treinar lançamento de disco não faz ninguém ficar "gordinho" e sim que a corpulência favorece lançar o disco mais longe. É mais fácil ser um goleiro de primeira divisão com 1,91 m (média da Premier League) do que com o 1,68 m do lendário goleiro Jorge Campos. Na ginástica olímpica, indivíduos com membros curtos são mais bem sucedidos devido a desvantagens mecânicas menores (= melhor aproveitamento da força produzida) do que com relação às pessoas mais compridas, além da possibilidade de múltiplas e mais complexas piruetas. E, por fim, na maratona é muito mais fácil carregar um corpo de 55 kg distribuídos em 1,71 m por 42 km, como faz o recordista mundial Dennis Kimetto, do que carregar um corpo de 70, 80... 100 kg!
     Portanto, se você tem 1,60 m e sua esposa, 1,50 m não será o basquete ou o vôlei que farão seus filhos serem muito mais altos que vocês, da mesma forma que não são as maratonas que te farão sair dos 90 para os 60 kg.
     
Earl Boykins - jogador da NBA entre 1998 e 2012.

Sandra Perkovic - campeã olímpica. 

Jorge Campos - 130 convocações para a seleção Mexicana.

Arthur Zanetti - campeão olímpico.


SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário