Dieta rica em frutas e vegetais é a melhor opção para emagrecer?

                                                        Fig 1 - Banana primitiva

                                                        Fig 3 - Cenoura primitiva

                                       

Fig 5 - melancias no século XVII


Fig. 7 - milho primitivo





As fotos acima fazem parte do Genetic Literacy Project. Elas mostram a aparência de alguns vegetais milhares de anos atrás, no período pré-agricultura. Acreditem, são os mesmos vegetais, porém exatamente como eram coletados na natureza naquela época!

A agricultura, cabe explicar, começou a ser desenvolvida pelo ser humano cerca de 10 mil anos atrás e marca o início do período Neolítico, após 2 milhões de anos no Paleolítico. Isso simplesmente mudou tudo para a raça humana. Depois de quase 200 mil anos, o Homo sapiens deixou de ser caçador-coletor nômade e pôde se estabelecer principalmente às margens de rios, formando os primeiros agrupamentos humanos permanentes.
Eles cultivavam diversos vegetais e os colhiam ao longo do ano, e, principalmente, utilizavam-se das sementes dos frutos mais suculentos, DOCES e carnudos para um novo plantio, selecionando-os paulatinamente desde então. Recentemente vieram os pesticidas que também favoreceram o aumento do tamanho dos vegetais, uma vez que as pragas que prejudicam a plantação são exterminadas. E mais recentemente ainda, surgiu uma lástima para a nossa saúde chamada de alimentos transgênicos que altera o DNA das frutas a ponto de nascerem sem sementes e extremamente doces.

Gary Taubes, em seu brilhante livro "Por que engordamos e o que fazer para evitar" já alertava que "os vegetais com os quais evoluímos eram mais escassos, muito menos doces e muito mais fibrosos do que os que encontramos hoje em dia". Consequência disso? O índice glicêmico, principalmente das frutas, é muito mais elevado atualmente, ou seja, contêm menos fibras e mais frutose e glicose. Para quem não está ligado, informo que a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico e o consequente excesso na secreção de insulina são os principais responsáveis pelo ganho de peso (gordura) e desenvolvimento do diabetes do tipo 2 entre outras consequências.
O resumo disso tudo é que você que quer perder peso, definitivamente não tem que comer frutas de 3 em 3 horas, nem enfiar a cara em batatas doces, mandiocas, receitas com raízes e afins.

PS: A imagem (fig 5) da melancia é do pintor italiano Giovanni Stanchi e foi pintada entre os anos de 1645 e 1672. Notem que ela é claramente mais fibrosa e consequentemente menos doce que as atuais "watersugarmelons" e isso não tem nem 400 anos!
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário