Ajuda na musculação é benéfica?



Assista ao vídeo no YouTube .


Obviamente que este vídeo não passa de uma peça de humor, mas quem frequenta academias sabe que vários praticantes de musculação recebem ajuda de parceiros de treinos e professores para executar as repetições. Vez ou outra me perguntam se isso é bom, se é correto, melhor ou pior.

Vejamos:

Na maioria das vezes, essa "ajuda", na verdade, está atrapalhando o praticante. Isso porque ou ela acontece "cedo" demais ou ocorre em função de uma carga excessiva. Em ambos os casos os ajudantes não fazem ideia dos porquês na musculação!

No 1° caso, vemos frequentemente as famosas "3 de 10" sendo realizadas desde o início com ajuda. Ou seja, em intensidade baixíssima.

No 2° caso, a carga está tão alta que, aparentemente, o sujeito não consegue fazer sequer uma repetição sozinho. No caso do supino com barra, é um treinando peitoral e tríceps e o outro, bíceps e trapézio. rsrs

Há ainda o curioso caso dos professores que ao vestirem a camisa de personal trainer querem fazer o exercício para o aluno. Nesse caso, em nome de sua saúde e dos resultados, aconselho que volte a treinar sozinho e a fazer o máximo de esforço. Não terceirize o esforço! Acredite, não adianta seu nutricionista se alimentar bem e seu personal reduzir seu esforço durante as séries. 👍🏼 Continuando no capítulo "ajuda do instrutô", tempos atrás eu estava realizando uma extensão de cotovelo em uma máquina e o professor, vendo minha dificuldade e sem entender o q é um treino intenso, começou a ajudar. Sem graça, eu não falei nada, mas quis testar a paciência dele... 😈😁😁 Bom, começou a me ajudar na sexta repetição, lá pela vigésima falou que estava bom, senão eu iria me machucar. Oi?? Curiosamente eu estava mais fadigado na sexta repetição que na vigésima. Já ele, bastante vermelho e ofegante. 😂😂😂 


A ajuda pode sim acontecer e ser muito útil para intensificar o treino e maximizar o estresse metabólico ou tensional. Para tanto, há que se entender o cerne q orienta os estímulos metabólicos ou tensionais, conhecer sobre vantagens e desvantagens mecânicas e como a ajuda vai atuar em ressonância com o tipo de estímulo escolhido. Entendendo isso, você está apto a intervir.

Na dúvida, não ajude.

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário