Caminhar emagrece?



     É batata, se você estiver entre amigos ou familiares e perguntar: "galera, preciso emagrecer, o que eu faço?" Provavelmente as respostas mais comuns serão: "deves fazer caminhadas de no mínimo meia hora todos os dias e fechar a boca para gastar mais calorias do que come!" Minha amada mãe que tá lá no interior de Minas ainda acrescentaria que "a tia da vizinha da Dulcicreide emagreceu "déiz kilo" fazendo caminhada"! 

     Então, após consultar suas famílias, Hardman e seus colabores foram testar as sugestões (brincadeira gente!).

     O estudo do Hardman foi assim: 28 mulheres sedentárias, 44 anos na média realizaram 157 minutos de caminhadas vigorosas por semana (cerca de 18 KMs) pelo período de 1 ano. O déficit calórico (gastaram mais calorias do que ingeriram) foi de 44.712 Kcal ao longo do estudo. "Naquela época" (1992) acreditava-se que para eliminar 1 quilo de gordura corporal, deveria-se gerar um déficit calórico de cerca de 7.500 Kcal, preferencialmente gastas na zona aeróbia de queima de gordura. O "naquela época" sou eu fazendo graça, afinal todo mundo sabe que nos dias de hoje a maioria ainda pensa assim! rsrsrs Bom, então de acordo com os dados do déficit calórico durante a intervenção e o raciocínio acima exposto, a previsão era que elas perdessem quase 6 kgs "limpos" de gordura!

     Os resultados médios pré e pós intervenção (1 ano, lembrando) foram os seguintes:
  • peso: de 64,0 para 64,3 KGs.
  • % de gordura: de 36,1 para 37,1.

     O último parágrafo do artigo mostra o espanto dos pesquisadores (que julgavam ter feito tudo certo): "a ausência de mudança discernível no percentual de gordura corporal do presente grupo de mulheres permanece inexplicada".

     Então este artigo serve para, no mínimo, questionarmos a máxima: "quem quer emagrecer tem que se exercitar mais e comer menos"!
   
     Por que elas não emagreceram e o que, afinal, fazer para emagrecer de vez, são assuntos para os próximos posts. 

Abcs.


Hardman, A.E., Jones, P.R.M., Norgan, N.G., Hudson, A., 1992. Brisk walking
improves endurance fitness without changing body fatness in previously
sedentary women. Eur. J. Appl. Physiol. Occup. Physiol. 65, 354–359.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. kkkkkk Show! Se caminhar emagrecesse elefante teria corpo de girafa porque ele passa metade de sua vida caminhando. Mas nem tudo são gozações, pois acredito ainda no efeito psicológico extremamente positivo de uma boa caminhada, principalmente se feito num bom ambiente aberto (parque, praia etc.) e com uma boa companhia, e este efeito psicológico, também há de se considerar, faz muito bem à saúde. Mas como atividade para redução de gordura .... ergggggg .... não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu recomendo caminhadas em parques durante o dia e ouvindo suas músicas preferidas. Temos a estilação à fundamental vitamina D, o prazer do ar puro, da paisagem, das músicas = redução no cortisol e estresse.

      Excluir
    2. Estimulação* à fundamental...

      Excluir
  2. Que decepção estou sentindo neste momento... estou com bolha no pé de tanto fazer esteira/eliptico na academia tentando emagrecer... comecei há 15 dias, 40 minutos no mínimo de esteira + 40 minutos fazendo a ficha de musculação.

    ResponderExcluir
  3. Que decepção estou sentindo neste momento... estou com bolha no pé de tanto fazer esteira/eliptico na academia tentando emagrecer... comecei há 15 dias, 40 minutos no mínimo de esteira + 40 minutos fazendo a ficha de musculação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente o caminho não é por aí. Bom, seja bem vinda e volte sempre!

      Excluir