Treinos metabólicos e tensionais - Qual a importância?

    

    Com a popularização das postagens sobre exercícios e atividades físicas na internet e especialmente no Instagram, estes termos (metabólico e tensional) volta e meia aparecem. Mas o que são, qual a importância e se o conceito está correto são perguntas pertinentes e as irei responder.     Começo com a última questão: existem sim duas formas principais de desencadear o sinal de hipertrofia muscular. Embora alguns especialistas afirmem que não há na literatura internacional esta diferenciação, o que está correto, há estudos que tanto respaldam a hipertrofia gerada por treinos com altas cargas, uma das características do treino tensional, bem como com cargas mais baixas, uma das características do treino metabólico, conforme o Dr. Alex Souto elucida neste vídeo: http://migre.me/rqZCh. Além disso, como sempre afirma o brilhante astrofísico Neil deGrasse Tyson "não é por que uma teoria não está provada que ela é falsa". 
    Esta diferenciação e os termos foram introduzidos pelo Dr. Paulo Gentil em seu livro best seller “Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia” e, explicam que, manipulando variáveis como velocidade de execução (cadência), carga, margem de repetições, forma de executar o exercício, intervalo entre as séries e métodos intensivos, você pode priorizar uma das duas vias hipertróficas. E por que isto seria importante? Na verdade, é fundamental. Caso o treinador não saiba qual via ele está priorizando, poderá colocar seu aluno/atleta em overtraining, por exemplo. Num treino tensional onde haja muito dano muscular, que é o esperado pelo estímulo, podem ser necessários de 7 a 10 dias para que ocorra a supercompensação (melhora em relação a sessão anterior) no grupamento muscular estimulado. Portanto, repetir um treino antes deste período pode trazer um somatório de efeitos catabólicos que levarão ao overtraining. Para ficar em dois efeitos negativos disto, podemos citar o aumento do cortisol e consequentemente, aumento de retenção de gordura central e também a dificultação ou paralisação do ganho de massa magra e em casos mais graves, até mesmo a perda de massa muscular (sim, a pessoa está fazendo musculação e perdendo massa muscular!). Um outro fator fundamental é que para quebrar os chamados platôs de desenvolvimento, deve-se não apenas variar os exercícios de tempos em tempos como fazer a alternância entre estímulos tensionais, metabólicos e, por que não, de potência (falarei sobre eles detalhadamente numa próxima postagem).  Alguns dos objetivos de minhas postagens são ajudar a entender e realizar seu treino de musculação e ergometria da maneira mais eficiente e segura o possível,  e, detectar à sua volta qual dos treinadores está apto a te conduzir do mesmo modo aos resultados desejados. Então, uma pergunta básica que ele deve saber responder é: "o treino que estou fazendo é metabólico ou tensional?".         

Um abraço,

Felipe Piacesi

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Olá, grande Felipe. Observei o vídeo do Alex Souto (havia outros no YouTube, mas observei apenas aquele mencionado). a técnica de Kaatsu consiste em realizar uma oclusão parcial/total através de contrações estáticas ou com algum outro recurso? Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser com um garrote, com pressões já estudadas, ou em isometria em ângulos nos quais a própria contração muscular oclui parcialmente vasos e artérias, o que aumenta aquela queimação, que por sua fazer, está ligada ao aumento de hormônios e fatores anabólicos. Entendeu?

      Excluir