Uma das maiores bobagens ditas dentro de academias



"Não passe a ponta do joelho da ponta do pé!". 2019 e essa ainda é a grande preocupação dos professores de academia durante agachamentos, leg press e afins.


Vocês já repararam como nossa sociedade adora inventar regras e inibir comportamentos NATURAIS humanos? 
"Não faça jejum, faz mal!", falou o médico pro atleta de crossfit que treina em jejum pra não passar mal nos treinos. 
"Se não comer de 3 em 3 horas, não emagrece", disse a nutri pro empresário obeso que mal consegue comer 2x por dia. 
"Não pare de correr subitamente, vc pode morrer", disse o personal pra mina que sempre para de correr subitamente quando se esconde da chuva. 
"Não coma carne, dá câncer de intestino", disse a ecoiludida pra um Homo sapiens que evoluiu caçando e comendo carne de tudo quanto é bicho que cruzava o caminho.

Pois bem, me desviei do assunto. Voltando. O Fry em 2003 quis testar como um agachamento paralelo pressiona coluna e joelhos em duas condições: com o joelho podendo avançar livremente (A) e impedindo que o joelho ultrapasse a ponta dos pés (B). O resultado expresso em Newton-metros é esse que você vê aí na foto do texto. Restringir o avanço dos joelhos reduz um pouco a pressão na articulação (22%), mas a pressão na coluna, xiiiii... Precisamos falar sobre sua coluna lombar! A carga que os músculos que protegem a coluna precisa suportar aumenta em mais de 1000% quando se evita que os joelhos avancem. MIL, vc não leu errado! Outra coisa, observe os músculos da sua coxa. Agora, toque nos músculos da região lombar. Quais te parecem mais fortes e volumosos??? Agora você entendeu porque tanta gente, incluindo praticantes jovens de musculação, sente dores lombares?

Um problema adicional é que, não sei se vocês sabem, dor lombar é a maior causa não traumática de afastamento do trabalho no Brasil. Aí o ortopedista diz pro trabalhador que ele tem que fazer musculação para fortalecer a região e o professor da academia diz pra ele não passar a ponta do joelho da ponta dos pés. Conseguem entender meu desespero?

Turma, como diria o Grupo Revelação: deixa acontecer NATURALMENTE! Agache sem essa de jogar o bumbum pra trás e lutar pra que os joelhos não avancem. Tu quer implementar uma medida de segurança muito mais eficaz? Faça as duas fases do movimento beeemm lentamente. Depois me contem

Envie esse texto para amigos e amigas que possam se beneficiar.

Journal of Strength and Conditioning Research, 2003, 17(4), 629–633 q 2003 National Strength & Conditioning Association Effect of Knee Position on Hip and Knee Torques During the Barbell Squat ANDREW C. FRY, J. CHADWICK SMITH, AND BRIAN K. SCHILLING
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário