Lombalgia e exercícios.


     Assista ao vídeo clicando aqui!

     Frequentemente as pessoas me procuram pra falar o seguinte: "Professor, estou com uma dor na região lombar que não passa! Qual exercício devo fazer para fortalece-la? Prancha isométrica, extensão de tronco (no "lower back") e/ou quais abdominais?". Sobre a dor, sempre é necessária uma investigação, mas as causas mais comuns nos frequentadores de academias são excesso de estímulo, execuções mal feitas e/ou excesso de carga. Mas o ponto que quero trazer nesta postagem se refere ao fortalecimento dos músculos que estabilizam a coluna. Você não precisa fazer um exercício focado nos músculos do chamado "core" para prevenir lombalgias. O agachamento é excelente para este fim, como podem ver no vídeo que mostra os grupamentos musculares envolvidos no movimento. Inclusive é comum o relato de quem já fez agachamentos bem feitos, de "queimação" no abdômen, tamanha a intensidade da contração isométrica durante a execução, além do evidente trabalho de paravertebrais. Outros exercícios como o levantamento terra, stiff, alguns tipos de afundo, remadas entre outros, que não são vistos como capazes de fortalecer a região, também podem ser interessantes para a manutenção de uma coluna saudável e ajuste postural. "Beleza, professor, bom saber disso, mas quantas séries, quantos dias, quantas repetições, qual velocidade de execução, qual amplitude, como fazer, qual a carga?" Estas são questões importantíssimas e reside aí a importância de consultar um bom profissional de Educação Física para prescrever seu treino! "Ah, bacana! Quero que você faça isso pra mim, Felipe!" Perfeitamente. Será uma honra. Clique no banner à direita e veja como podemos trabalhar! ;-)

PS. não estou dizendo que a extensão de tronco no "lower back" é inútil, até porque é muito semelhante ao stiff. Seria contraditório defender um e condenar o outro. Apenas sugeri que o agachamento pode substitui-la no tratamento de uma lombalgia.

Créditos do vídeo: www.muscleandmotion.com


SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário