Desorientações


Fry (2003)

"Eu fico com a pureza das respostas das crianças" I

Naturalmente agachados

"Eu fico com a pureza das respostas das crianças" II


Na área da saúde, há diversas orientações que mais atrapalham do que ajudam. Para citar algumas: comer de 3 em 3 horas para emagrecer, beber no mínimo 2 litros de água por dia, não tomar sol, não comer gordura de origem animal e, para quem faz musculação, realizar exercícios "até 90°" e no agachamento, não passar a "ponta" dos joelhos da "ponta" dos pés. Todo mundo que alguma vez foi orientado sobre agachamento certamente ouviu isso, até no "Bem Estar" (eca) já saiu.

As alegações são de que quando o joelho passa da ponta dos pés, as forças compressivas na articulação aumentam, o movimento de "gaveta" é acentuado, prejudicando o ligamento cruzado anterior e a pressão no tendão patelar cresce perigosamente. Enfim, deixar a ponta dos joelhos passar da ponta dos pés dá merda!!!

Para investigar isso, a Dra. Renate List e seus colaboradores (2013) recrutaram 30 jovens com experiência em exercícios e relatos de dores nas costas. Eles executaram o agachamento livre com restrições no deslocamento anterior do joelho (sem deixar a "ponta" dos joelhos avançar) e sem restrições quanto a este movimento. Descobriram que limitar o avanço natural dos joelhos provocou maiores flexões especialmente nas colunas torácica e lombar, causando dor.

Estes achados confirmam o estudo de Fry em 2003 (uma das fotos acima) que concluiu que embora a restrição do avanço dos joelhos possa minimizar o estresse neles, as forças são inapropriadamente transferidas para o quadril e coluna lombar.

Reclamações de dores na coluna lombar ao realizar agachamentos frequentemente são solucionadas simplesmente retirando a (des)orientação de NÃO EVITAR que os joelhos avancem, como muitas vezes presencio.

Quanto ao agachamento no Smith (barra guiada), impedir que os joelhos realizem o movimento natural de avanço é ainda mais arriscado para a coluna, dependendo da carga.

Portanto pessoal, desconfiem quando as orientações "de saúde" alterarem algum padrão natural do organismo humano.


Referências bibliográficas:
FRY, A. C.; SMITH, J. C.; SCHILLING, B. K. Effect of knee position on hip and knee torques during the barbell squat. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 17, n. 4, p. 629-633, 2003.

LIST, R.; GÜLAY, T.; STOOP, M.; LORENZETTI, S. Kinematics of the trunk and the lower extremities during restricted and unrestricted squats. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 27, n. 6, p. 1529-1538, 2013.

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

  1. Olá, teria alguma informação para que tem reconstrução no LCA?

    ResponderExcluir
  2. Olá, teria alguma informação para que tem reconstrução no LCA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me desculpe a demora e obrigado por participar. Tenho sim. Sou especialista nisso, já rompi os dois LCAs. rsrs Depois de passar pela fisioterapia a dica é fazer agachamentos e leg press com pouca carga e cadência lenta, tentando utilizar amplitudes articulares máximas possíveis. Ainda é interessante fazer cadeira ou mesa flexora, pois o fortalecimento dos isquiotibiais ajuda a estabilizar a articulação do joelho.

      Excluir
  3. Olá Fleipe! Qual sua opinião sobre o HIIT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Meu último post é exatamente sobre HIIT. Dê uma lida. Obrigado, volte sempre.

      Excluir