-
Oi? Como assim?
Em 1995, Racette e colaboradores dividiram dois grupos de mulheres moderadamente obesas da seguinte maneira: um grupo fazia dieta + exercício e o outro, somente dieta. Mesmo tendo sido um estudo curto, 12 semanas, ou seja, teoricamente um período em que é fácil seguir rigorosamente um plano alimentar, eles verificaram que o grupo que também fez exercícios seguiu a dieta de forma mais efetiva. E o interessante é que tratava-se de uma dieta de restrição calórica (das mais difíceis de seguir).
Esse estudo evidencia a bola de neve de efeitos positivos de se dispor a iniciar uma dieta concomitantemente com exercícios físicos. Literalmente você entra num ciclo gostoso (e por vezes, vicioso) de querer se cuidar diuturnamente.
No dia a dia do atendimento clínico, as nutricionistas Djulye e Débora já perceberam e me contaram exatamente isso: uma das "batalhas" é convencer os pacientes a se exercitarem, sobretudo, a fazerem musculação, pois verificaram que além das melhoras na composição corporal e de aspectos positivos advindos apenas da prática do exercício, a disposição de seguir a dieta à risca melhora consideravelmente.
Talvez isso ocorra, como a Djulye bem me lembrou, por que as pessoas normalmente pensam: "ah, pra que vou seguir uma dieta se não consigo fazer exercícios?" e/ou "pra que vou me exercitar se furo a dieta com frequência?". Lógico, o excelente é seguir o plano alimentar e a rotina adequada de exercícios, mas, guardem bem este trecho, "o bom não é inimigo do excelente", (by Dr.Souto, o Mestre). Ou seja, somente fazer exercícios, é bom. Apenas fazer dieta, é bom. Mesmo que isolados, os benefícios são incríveis.
Abs.
Felipe- RACETTE, S. B.; SCHOELLER, D. A.; KUSHNER, R. F.; NEIL, K. M. Exercise enhances dietary compliance during moderate energy restriction in obese women.American Journal of Clinical Nutrition, v. 62, n. 2, p. 345-349, 1995.
Felipe Piacesi
Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.
0 comentários:
Postar um comentário