Ações musculares



Para assistir ao vídeo no YouTube, clique aqui!

As ações musculares são divididas em três: 1) concêntricas, 2) excêntricas e 3) isométricas.

Na ação muscular excêntrica, temos um menor número de unidades motoras solicitadas. Com menos fibras trabalhando, elas recebem maior tensão, ficando assim mais suscetíveis a microlesões. Esta fase, dentre as 3, é também a que demanda menos energia para ser realizada.

A ação concêntrica, por sua vez, recruta grande quantidade de fibras musculares mas com menor tensão imposta a cada uma. É a fase que dispende mais energia na realização.

Já a ação isométrica produz força sem que haja movimento aparente e é intermediária às duas anteriormente citadas no que diz repeito ao gasto energético. Esta ação é a base da manutenção postural.

Num cotidiano primitivo, como exemplos, a fase concêntrica atuaria prioritariamente quando se sobe montanhas e árvores. A excêntrica, quando se aterrissa após um salto ou na frenagem de uma corrida. E a isométrica, na manutenção de uma posição, conforme já foi mencionado. 

Na prática da musculação, a concêntrica é a fase em que se vence a resistência e a excêntrica é a fase em que se permite que a resistência vença. É importante saber que caso se faça um treino no qual se ignore uma das fases, como resultado da má execução do exercício, esta não ganhará força (Kraemer, 2001). Trata-se de uma informação extremamente importante na hora de desenhar um treino que, de fato, proteja a integridade das articulações de um atleta de futebol ou basquete, por exemplo.

Então, mais uma vez, entendimento, qualidade e atenção nas variáveis do treinamento são fundamentais para resultado e segurança.

Um abraço, 

Felipe Piacesi

KRAEMER, W. J., DUDLEY, G. A., TESCH, P. A., GORDON, S. E., HATHER, B. M., VOLEK, J. S., and RATAMESS, N. A.; the influence of muscle action on the acute growth hormone responses to resistance exercise and short-term detraining. Growth hormone & IGF research 2001, 11, 75-83.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Curta e muito boa a publicação. A prática de exercícios cadenciados é que coisa do "demônio", é realmente outro exercício, requer outra carga e outra disposição física e psicológica para sua realização. Valeu!

    ResponderExcluir