Dá pra malhar em casa?


Essa é a umas das perguntas mais frequentes em meu site. A resposta curta é: sim. Porém, eu acho que vale o esforço de economizar 50 reais por mês e se matricular nem que seja na Jurassic Fitness ou Bola de Ferro mais próxima. Vou explicar porque.

Primeiro, é necessário entender que a carga de treino deve ser correta. A grosso modo, não pode ser pesada demais, nem leve demais. Qualquer exercício feito em casa com o peso do corpo pode acabar sendo pesado ou leve demais, dependendo da pessoa. E para algumas, a carga estará adequada mas somente no início. "Ahn? Tendi nada!"

Bora lá!
Vamos usar o agachamento para os exemplos. A propósito, a essa altura do campeonato não preciso explicar que o agachamento é um baita exercício e serve pra um monte de objetivos, certo? Bem, primeiro temos o jovem saudável e ativo Astrogildo, de 17 anos, 1,70 m e 55 kg de chassi. Astrotô, como é conhecido, deseja aumentar a massa magra. O agachamento em casa pra este jovem, sem nenhum peso extra tende a ser muito leve. Portanto precisaria de halteres ou barras e anilhas ou caneleiras pra gerar sobrecarga neste exercício. Do outro lado, temos Sra. Almerinda, dona Dinda para os íntimos. 56 anos bem vividos e 85 kg distribuídos em 1,58 m de puro charme, além de dores nos joelhos ao caminhar. Para ela, o agachamento livre sem peso pode ser excessivamente pesado. Então um leg press seria bem vindo pra aumentar a força nos membros inferiores de forma segura e gradativa antes de partir para o agachamento. No meio do caminho temos Adriano, o "Emperrador" para os brother. 38 anos, magro, com uma pancinha de chopp sedutora. Ele bate aquela pelada horrorosa todo final de semana, onde é conhecido por nunca marcar ninguém e reclamar que a bola não chega. Pra ele, o agachamento livre em casa com o peso corporal pode ficar na medida! Mas apenas no início. Com o tempo ele ganhará força e precisará aumentar a carga para continuar evoluindo. Entenderam os empecilhos?

Além disso, todo exercício que pode ser feito em casa, também pode ser feito na academia ou substituído por um mais adequado. E em qualquer Jurassic Fitness, ou mesmo na Tétanus Gym, temos leg press, pesos diversos com variação de 1 kg, caneleiras, barras de tamanhos variados, colchonetes, steps, além de polias para exercícios-chave como puxadas e remadas.

O resumo é esse: dá para treinar em casa, mas na academia o início e a progressão se dão de maneira mais segura, adequada e eficaz.

Atenção: caso se matricule na Tétanus Gym, favor mantenha o cartão de vacinação em dia.
PS.: tá pensando em montar uma academia em casa ou no condomínio? Me envie um e-mail pra direcionar seu dinheiro para o que de fato é útil ([email protected]).
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: