Treinos de 15 minutos, 3 vezes por semana, funciona?


Semana passada, publiquei um texto no qual mostrava que mais de 70 milhões de brasileiros estão sedentários pois não encontram tempo para treinar. Questionei que o ponto não é, de fato, a falta de tempo, e sim a falta de orientação correta sobre o tempo necessário para se exercitar! Isso porque a maioria dessas pessoas não sabe que com 10 minutos 4-5 x por semana ou 15 minutos em 3 sessões semanais, já obtemos todos os benefícios esperados do exercício físico.

Hoje a globo.com publicou uma matéria com o Dr. Paulo Gentil na qual ele explica em detalhes como isso é possível.

Nesse momento nada mais justo do que lembrar uma passagem importante da minha trajetória profissional e que os ajudará a entender.

No início de 2011, passei no processo seletivo da Academia Tribus. À época, esta rede seguia à risca a metodologia de treinos do Paulo e eu deveria passar por um treinamento técnico para aprender e me adequar a ela. Bendito foi o dia em que conheci meu amigo Daniel de Luca e passei por este treinamento. Logo nos primeiros dias percebi que se eu quisesse ser um treinador medíocre, ainda precisaria melhorar muito!
Num belo dia o Sr. de Luca me disse: vou conduzir um treininho de membros inferiores com você de voluntário hoje, beleza? Beleza! Eu, atleta de futebol, ciclista, "treinava" musculação já há alguns anos, tá tranquilo! concluí. Resultado: mal consegui ficar de pé após este maldito treino. Não porque ele enfiou peso nas minhas costas, trocentos exercícios e nenhum descanso. Mas sim, porque ele simplesmente controlou as inúmeras variáveis qualitativas de todas as execuções e me levou ao máximo em cada uma das séries. E sabe quanto tempo durou esse martírio: 18 minutos cronometrados!

Bem, depois disso muita água passou embaixo desta ponte. Mas se hoje sei alguma coisa interessante sobre musculação, devo muito a estes dois rapazes e sempre lhes serei grato.

Há pouco li um professor duvidando do volume proposto pelo Paulo. Só me vem uma frase na mente quando leio um troço desses: Senhor, perdoa-lhes, eles não sabem o que dizem.

Esses professores não têm nenhuma ideia do que a manipulação consciente de variáveis pode trazer ao treino, infelizmente.

E mais uma vez, como eu disse no texto anterior, as orientações advindas de muitos profissionais sobre a quantidade de exercício necessário para hipertrofia, condicionamento e etc ignoram completamente o fato de que a maioria das pessoas tem dezenas de outras coisas pra fazer na vida além de malhar!

Sempre tenham em mente: não é quanto se treina e sim, como se treina.

Compartilhe com os amigos que estão sem tempo para treinar.

Ótimos e intensos treinos pra vocês!
Um abraço

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado,Pedro. É isso, tento trazer informações objetivas sobre aspectos do treinamento. E,principalmente, trazer essas milhões de pessoas sedentárias pra malhar. Um abraço.

      Excluir
  2. Estava esquecendo da fazer um comentário "extra":

    Parabéns pelo seu blog,é muuuuuuuito bom,com temas que realmente são necessários esclarecer.
    Não é a toa que seu blog está na lista do Dr.Souto como sugestão para leitura.
    Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir