Não faça você mesmo!

O Fantástico tá exibindo um quadro que é uma espécie de tragicomédia. Chama-se "Não faça você mesmo" e mostra diversos casos de pessoas que dispensaram ajuda profissional e se deram mal, mesmo em reparos aparentemente simples. Há um episódio hilário de um casal que "projetou" sua própria casa. Nela o jato da torneira fica quase fora da cuba da pia, a escada original impedia a abertura da porta de entrada, as caixas d'água estão inacessíveis, há também uma viga completamente sem propósito no meio da casa. Enfim, uma ©@gada! "Mas é óbvio que ia dar me®da!", vocês dirão, "Precisa de um arquiteto pra projetar uma casa! Todo mundo sabe disso!". Sem dúvida! Pra isso existem graduações e pós graduações que formam e aperfeiçoam arquitetos, engenheiros, nutricionista, médicos, advogados, administradores e... profissionais de educação física! Também existem conselhos profissionais que chancelam a atuação dos mesmos e defendem a sociedade de práticas erradas, o nosso é o CONFEF-CREF. Mas se isso tudo é tão claro, por que tem tanta gente que vai para as academias e não procura profissionais da área? "Ah pára, qualquer um sabe fazer exercício físico!". É mesmo?? E se eu disser pra vocês que 80% dos treinos que vejo a galera fazendo nas academias estão em maior ou menor grau errados? Esse é o olhar técnico de um especialista em musculação e treinamento de força. Gosto muito de nutrição, já li e leio muito sobre o assunto e até entendo o básico, mas quando a Débora me explica as interações de uma prescrição e os detalhes de dietas para doenças como insuficiência hepática, meu cérebro dá um bug. Pudera, a mulher estudou por anos nas melhores universidades do país, se especializou nos EUA, tem 10 anos de experiência e mais um monte de coisas. A conclusão óbvia é que definitivamente eu não saberia prescrever uma dieta! E nem Débora, nem vocês ou aquele brother bombado sabem prescrever um treino. Talvez você saiba que fazer agachamento é bom, mas quando, como, com que amplitude, com quanto peso, quantas vezes, em qual velocidade e com quais exercícios ele deve se relacionar para atingir seu objetivo entre outros porquês, bem.. aí é uma história completamente diferente. Então, amigo, não faça você mesmo! Não faça seu treino, nem sua rotina na academia. Você não sabe o que está fazendo e muito menos onde isso irá te levar. Em nome de sua saúde procure profissionais, se possível, especialistas na modalidade que te interessa. Um abraço.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Ótimo texto, Felipe... o problema é que nem todos os profissionais são iguais a você, por exemplo, que se esforça pra sempre estar atualizado, e coloca a ciência na frente de achismos.

    Por exemplo, na academia que eu faço musculação., uma instrutora veio falar que fazer agachamento 2x na semana não vale a pena, pois teria q fazer no minimo 4... como pode isso ? e o descanso ? e a recuperação ?

    Vou cursar Ed. Física e tudo, não faço treino dos instrutores de academia, mas faço com um amigo formado e tudo, só q ele não está presente no treino, mas ele explicou tudo e o pq de cada coisa, assim me sinto seguro.

    Na academia se vê TODOS OS TIPOS DE PESSOAS fazendo o mesmo treino, os instrutores precisam seguir algum "cardápio" de exercícios da academia ?

    Ou então instrutores que só ficam em cima das novatas bonitinhas ?..

    é complicado demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela participação. Sei que não é fácil... Bem, sou professor universitário e já peguei aluno que não sabia o que era uma articulação estando no oitavo semestre! Mas também conheço muita gente esforçada. Então procurando referências, conversando sobre temas que você já pesquisou, vc conseguirá encontrar esse profissional inquieto e atento à literatura sobre musculação. Um abraço!

      Excluir
    2. Continuar procurando...

      por exemplo... um instrutor, falei que ia fazer um treino q era tipo o 5x5 stronglift.

      ai o cara me fala que eu não teria evolução, ai perguntei pq, ai ele falou.. UÉ, VC NÃO VAI FAZER NADA ISOLADO!!!
      Ai eu perguntei se ele tinha visto alguns estudos que demonstram que não é necessário os treinos isoladores para ter resposta de tal músculo... claro q não tinha lido nada sobre isso.

      Excluir
    3. O ser humano é pródigo em impor regras e desvirtuar o natural. Hipertrofiamos e ganhamos força por uma NECESSIDADE de sermos mais fortes. Se isolados são necessários, nenhum ser humano havia observado um incremento de massa muscular até o século 18-19, quando aproximadamente surgiu a musculação e com ela o trabalho fracionado. Por fim, desconheço qualquer atividade física natural e cotidiana, de força ou não, que envolva uma única articulação de cada vez.

      Excluir