Perda de gordura localizada?

Por Felipe Piacesi*

      É muito comum a busca de exercícios que supostamente reduzem medidas em locais específicos do corpo. Todo mundo que começa a treinar, quer derreter a gordurinha que fica abaixo do umbigo antes de mais nada! As mulheres querem, além da "pochete", queimar o "culote", a parte interna das coxas e "afinar" a cintura.
      Vários estudos já foram conduzidos para verificar se isso é possível. Dentre eles destaco dois em que os voluntários fizeram somente abdominais. O de Katch  et al. (1984) levou voluntários a fazerem diversos tipos de abdominais por 4 semanas. Antes e após a intervenção eles coletaram células adiposas através de biópsia em três regiões: abdominal, subescapular e glútea. Depois da intervenção, verificaram que houve redução similar no tamanho das células adiposas nos 3 locais. Vispute et al. (2011) levaram seus voluntários a fazerem flexões de tronco por 6 semanas e não houve perda de gordura, nem local, nem corporal. Agora vejam o estudo Ramírez-Campillo et al. (2013) intitulado "Mudanças na gordura local induzidas por estímulo de resistência na musculação". Os caras fizeram um estudo do tipo "ou vai ou racha". Isso porque usaram um exercício extremamente exigente, o leg press, que trabalha praticamente todos os músculos do membro inferior. Além disso, pasmem, levaram os voluntários a fazer uma série de 960 a 1200 repetições no membro não dominante. Ou seja, utilizaram a premissa de estímulo do aumento do fluxo sanguíneo passante no local, associado a um exercício de musculação que, devido ao protocolo super volumoso, certamente microlesionou muitas fibras musculares, mas ao mesmo tempo trabalhou a capacidade de endurance da musculatura e o sistema cardiorrespiratório. Experimente fazer uma "seriezinha" dessas na academia e depois me conte! Brincadeira. Não tentem isso em casa! rs Além disso, eram 3 sessões semanais, por 3 meses. Ah, o outro membro ficou parado, sem nenhum estímulo diferenciado durante o período de treinamento para servir de controle. Os pesquisadores utilizaram o DEXA (densitometria por dupla emissão de raios-X) para avaliar a proporção de massa magra e tecido adiposo antes a após a intervenção. Os resultados mostraram perda de gordura em troncobraços e membro não-treinado. Isso mesmo! O membro que fez mais de 1500 repetições semanais não perdeu gordura discernível. Os autores concluíram que "o programa de treino foi efetivo na redução de massa gorda, mas essa redução não foi alcançada no segmento corporal treinado." Esse estudo também faz cair por terra outro mito: o de que há um treino para hipertrofia (menos repetições e mais carga) e outro para definição (mais repetições e menos carga).



      Então pessoal, mais uma vez, a dica pra quem quer perder medidas é: treino inteligente e alimentação low carb. "Ah, mas eu não perco gordura na barriga". Perde sim! O problema é que você quer que a gordura de lá suma completa e rapidamente, e se isso não acontece, você fica cego e não percebe os bons resultados que está tendo. Há que se ter bom senso para não gerar uma expectativa surreal e consequente frustração.
Um abraço e bons treinos!   

*Felipe é personal trainer e professor universitário em Brasília.

Referências:
KATCH, F. I.; CLARKSON, P. M.; KROLL, W.; MCBRIDE, T. Effects of sit up exercise training on adipose cell size and adiposity. Research Quarterly for Exercise and Sports, v. 55, p. 242-247, 1984.

VISPUTE, S. S.; SMITH, J. D.; LECHEMINANT, J. D.; HURLEY, K. S. The effect of abdominal exercise on abdominal fat. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 25, n. 9, p. 2559-2564, 2011.


RAMIREZ-CAMPILLO, R.; ANDRADE, D. C.; CAMPOS-JARA, C.; HENRIQUEZ-OLQUIN, C.; ALVAREZ-LEPIN, C.; IZQUIERDO, M. Regional fat changesinduced by localized muscle endurance resistance training. Journal of Strength and Conditioning Research,. v. 27, n. 8, p. 2219-2224, 2013. 

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Oi, nem sei se vc vai responder mas vou perguntar: e esses treinos que a BeachBody vende? Insanity e afins, eles realmente ajudam?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me envie uns vídeos para que possa analisar as atividades. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sou tecnico e nem formado, mas, por experiencia propria e observação de meus colegas que fazem musculação, aerobico, alguma dieta, dieta low carb(eu), e abdominais.. vc perde barriga, perde a gordura excedente, mas, a gordura localizada na parte superior, sobre o umbigo, e a pele grossa de ter armazenado gordura, vc não perde. depedendo se vc sempre foi sedentario, se vc foi buscar um resultado ja com uma idade acima dos 30. eu posso te afirmar e provar que ficar "tanquinho" ou negativado na região abdominal, nunca mais acontecerá. indiferente de dieta, treinamento, intensidade ou frequencia. ja conversei com diversos profissionais, outros, não profissionais, pessoas comuns, e quase todo mundo é unanime em convir, que tanquinho é algo que pra se ter com mais de 30 somente se cuidou do corpo desde jovem. melhora muito, fica reto, fica bonito, fica apresentavel. mas totalmente sem gordura ou pele, não fica.

    ResponderExcluir