Pega mais peso que todo mundo na academia?! Conte-me mais sobre isso!



Assista ao vídeo!

Quando uma dessas pessoas me deixa ajudar, preciso manipular apenas duas variáveis, normalmente a amplitude e os pontos de descanso que haviam durante a série, para que a carga caia pela metade e a percepção de esforço suba de uma maneira nunca antes atingida pelo maromba. O f... é que às vezes gasto todo meu latim explicando que o lance não é pegar uma carga absurda sem controle, que a quantidade de peso não é um bom parâmetro sobre a eficácia do treino, que o músculo não enxerga a carga nem sabe contar. Provo na prática que a carga correta pra ele é bem menor, elevando a percepção do esforço nas nuvens, através da manipulação das variáveis. Mas, semanas depois, tá lá o indivíduo tentando desenvolver uma hérnia, digo, hipertrofiar e romper um tendão, digo, ficar mais forte fazendo tudo errado de novo.

A quantidade de anilhas ou o tamanho dos halteres não está ligada à hipertrofia ou ganho de força, expliquei isso de maneira clara nas postagens sobre treinos metabólicos e tensionais, Trabalho Real e Cinta lombar.

Duro mesmo é quando esse pessoal influencia direta ou indiretamente os demais na academia. Várias vezes já me aconteceu de estar andando pela academia com alunos e estes, ao verem alguém no leg press pegando 10 vezes mais peso que eles,  me perguntarem quando chegarão a este nível. Minhas duas respostas típicas são: 1 - espero que nunca!! (rsrs) "Annnn, por quêêê, prof??" Então explico que não é quanto se pega e sim, como se faz, pontuo os aspectos qualitativos e etc etc etc. Ou: 2 - bom, pra fazer desse jeito, com as mãos nos joelhos, um brother empurrando a máquina, descendo só 5 cm e parando 10 segundos em cima antes da próxima repetição, acho que amanhã mesmo você consegue empilhar trocentas anilhas no leg! 

Lembrem se da parábola do engenheiro de computadores que foi chamado para consertar um importante sistema e após muito pensar, pegou uma pequena chave de fenda, se dirigiu a parte de trás da máquina e deu uma volta e meia num parafuso escondido e, como mágica, tudo voltou a funcionar. Então o dono, surpreso, perguntou quanto lhe devia e o homem rapidamente disse: 1000 reais. Sentindo-se passado pra trás o empresário disse: ok, eu pago esse valor, desde que me apresente uma fatura detalhada de todo serviço feito! O profissional assentiu com a cabeça, pegou o bloco de notas fiscais e anotou:
Apertar um parafuso..........................................1 real
Saber qual parafuso apertar...............................999 reais  
Um abraço!

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. kkkkk....muito bom! A grande maioria sabe apertar o parafuso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe A maioria aperta parafusos aleatoriamente e ainda reclama que que não é bem pago por isso! Grande abraço!

      Excluir
  2. E eu ainda sou maior do que boa parte do povo que coloca pesos enormes no supino. Só fico imaginando eles me olhando e pensando: Como é possível, ele deve estar em deload. Se é que sabem o que é deload, pra esse povo isso não existe!

    ResponderExcluir