Idosos e musculação + musculação pra vida toda!

 
     Diariamente tento combater essa sina que alguns têm de treinar apenas para estar bem num período específico de alguns dias ou semanas no ano. É "Projeto Verão" pra lá, "Projeto Biquíni de Lacinho" pra cá, "Projeto Férias" e ainda tem os engraçadinhos do pior projeto de todos, o "Projeto Verão... verão que não pisei na academia..." kkkk. Então explico que saporra chamada musculação deveria ser para a vida toda. Ora, você não escova os dentes apenas nos meses anteriores ao carnaval e também não o faz somente para ficar com um sorriso bonito, certo?
Não por acaso falo tanto que os treinos devem ser seguros, eficazes e sustentáveis. Ou seja, que possam ser feitos com frequência até o fim dos dias, literalmente. Então bato na tecla que fazer musculação fará com que tenha uma vida sempre mais saudável, longeva e autônoma. E há quem ache que estou brincando... Pergunte a um idoso como é depender de outras pessoas pra ir ao barbeiro, padaria ou mesmo, ao banheiro. Essa dificuldade ou impossibilidade muitas vezes ocorre devido à perda natural de força ao longo das décadas. O artigo acima mostra que, proporcionalmente, senhores de 70-80 anos, anteriormente sedentários, ganham tanta força quanto jovens de 40-45 anos ao iniciarem a musculação. Outro fato interessante é que com aproximadamente 20 meses de treinamento, estes senhores estão tão fortes quanto os jovens de 40 sedentários. Agora pense como você estará com 70-80 se começar a fazer musculação bem orientada e periodizada agora com 20, 30, 40 anos??? Então pare de querer treinar apenas 3 meses pra estar bem na semana tal e incorpore definitivamente a musculação aos seu cotidiano. Ah! E envie-me um e-mail em 2060 agradecendo por este post que com certeza ficarei muito feliz!

Créditos do gráfico: Dr. Eduardo Lusa Cadore. 
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários: