Agachamento "cadeira" no Smith!

Fig. 1 - "Agachamento Cadeira no Smith"
Fig. 2 - "Agachamento Cadeira no Smith"
Fig. 3 - Agachamento humano normal!
                                       

Essa é a forma de realizar o agachamento no Smith (barra guiada) (Fig 1 e 2) mais comum nas academias. Quase todas imagens na pesquisa do Google para "Agachamento no Smith" são semelhantes às que escolhi para ilustrar o post.

E tudo está certo nessa execução/posição, vejamos:
1 - Coluna reta (pra não ferrar a coluna);
2 - Joelhos que não passam da ponta dos pés (pra não ferrar o ligamento cruzado anterior);
3 - Agachamento até 90° (pra não ferrar o joelho todo!).
Perfeito né?! SÓ QUE NUNCA!

1 - A coluna vertebral possui curvaturas NATURAIS, notadamente a lordose lombar e a cifose cervical que, durante a realização do movimento, devem ser mantidas para um agachamento seguro.
2 - É NATURAL que os joelhos avancem com relação à "ponta" dos pés e não há nenhum mal nisso.
Evitar este movimento faz com que a compressão gerada pelo movimento aconteça de forma irregular, de forma ANTINATURAL.
3 - A maioria das pessoas NATURALMENTE possui a capacidade de agachar completamente (posição de cócoras), além disso, alguns pesquisadores afirmam que o ângulo de 90° é o pior para fazer a transição das fases excêntrica-concêntrica (Fairchild et al. 1993).

Percebam que as 3 orientações típicas para a realização do "Agachamento Cadeira no Smith" fogem da NATURALIDADE do movimento e da anatomia humana.  É tão antinatural que as vezes fico pensando se não foi um marceneiro quem desenvolveu essa execução! kkkkkkk

Aprendam isso: fugir da NATURALIDADE do comportamento humano normalmente traz repercussões prejudiciais para nossa saúde e, no caso, estruturas.

Se você faz o "agachamento cadeira no Smith", pare imediatamente, procure o vídeo "Agachamento no Smith - Execução correta - Trust Sports" no YouTube e aprenda o jeito certo.

Fairchild D, Hill B, Ritchie M & Sochor D. (1993). Common technique errors in the back squat. NSCA J 15, 20-27.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. Mas e quem não consegue agachar completamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda assim, não tem que colocar os pés lá na frente, entende?

      Excluir
    2. Entendi, Felipe - obrigada! :)

      Excluir
  2. Isso é algo que sempre fez muito sentido pra mim! Conheci você pelo blog do Souto, e amei. Continue postando :)))

    ResponderExcluir
  3. Também cheguei aqui através do site do Dr. Souto! Estou lendo TODOS os posts! Estou adorando!

    ResponderExcluir