Exercício aeróbio queima gordura e não emagrece. Entenda. Parte III

      Nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da Evolução (Theodosius Dobzhansky)

      Na última postagem, informei que nosso corpo não sabe que estamos em 2015 e que queremos emagrecer para o próximo carnaval. Trata-se de uma máquina de sobrevivência perfeita, "Modelo 50.000 aC", com inovações ainda mais antigas, muito mais, diga-se de de passagem! Portanto, ele acredita que você mora numa caverna e o bicho tá pegando lá fora.

      Desta maneira, entende a atividade física, não como algo opcional, e sim como uma atividade necessária à sobrevivência.

      Neste contexto, vamos imaginar o cotidiano de 3 antepassados nossos vivendo 50 mil anos atrás. 


      1 - O coletor – caminha longas distâncias para coletar frutas, raízes e castanhas (atividade aeróbia = queima gordura).
      2 – O sprinter – caça galinhas e coelhos, tendo breves momentos de corridas explosivas e saltos (atividade anaeróbia de alta intensidade intervalada - HIIT = queima carboidrato).
      3 – O levantador – tem trabalhado na construção de uma edificação com pedras grandes no alto de um morro (atividade de força - queima proteína - músculo).
      Cada um dos 3 tem uma NECESSIDADE PRIORITÁRIA. O primeiro, precisa de mais gordura para sustentar sua atividade, o segundo, glicogênio, o terceiro, músculos. Durante o repouso, seus organismos, entendendo a mensagem passada pela atividade, irão trabalhar para garantir que possam executar bem suas tarefas.
      Então, mais uma vez, se você deseja eliminar gordura, NÃO FAÇA AERÓBIO, pois seu organismo entenderá que você precisa de gordura.



SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Ótimo, Felipe. Nesse caso, o HIIT entraria como proposta melhor para qual objetivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é superior tanto quanto à eliminação de gordura quanto na melhora cardiorrespiratória.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se fizer Aeróbio, o corpo vai querer produzir gordura, porém se você faz uma alimentação low carb, o seu corpo não vai conseguir gerar gordura para você. Logo se você faz aeróbio porém numa dieta low carb, e exercício vai lhe ajudar a perder gordura sim.

    ResponderExcluir