Você não precisa fazer abdominais!


Alguns dos exercícios mais adorados e praticados em academias são os benditos abdominais. Tem até aula pra fazer 50 Tons deles 😬😁🥴! Pra quem é novo aqui no blog, informo que é uma furada completa fazer abdominais pra perder gordura da barriga ou afinar a cintura. Também é bastante arriscado e contraproducente fazê-los para "fortalecer a coluna". Pra ter uma ideia, tempos atrás fiz uma enquete no meu instaram que mostrou que 70% das pessoas já sentiram dores na coluna ao fazer abdominais. Chocado? Eu não 🤷🏻‍♂️! Já esperava esse percentual mesmo, afinal são anos ouvindo este relato. Só queria abrir ainda mais os olhos de vocês para repensarem essa obsessão por abdominais. 




Pois bem, há músculos, e os da parede abdominal são os principais representantes dessa categoria, que são exigidos quase que o tempo todo. Dependendo do exercício, ou mesmo da atividade física, são intensamente exigidos de modo que fazer abdominais crunches, infra, pranchas ou qualquer outro se torna desnecessário. Ou você acha que o fazendeiro indiano, cuja foto viralizou na web, esculpiu o tanquinho numa máquina de abdominal!?? O pesquisador Kohiruimaki provavelmente já sabia disso e bolou um estudo pra ver como o tríceps, o reto abdominal e o oblíquo externo responderiam a 3 séries até a falha, 3x por semana de flexão de braço suspensa (no TRX) por 8 semanas. Antes de mostrar os resultados, informo que o treino durava cerca de DEZ MINUTOS e foi eficaz😉⏱! Resultados: hipertrofia média de 16% do tríceps, 14% do oblíquo externo e 27% do reto abdominal 👊🏽💥! Ou seja, o abdômen que entrou no exercício "só" pra estabilizar o tronco hipertrofiou igualmente ou mais que um dos motores primários do movimento, o tríceps.


Galera, exercícios com o peso do corpo e/ou com pesos livres fortalecem o core e, como vocês viram, hipertrofiam os ventres musculares abdominais (gominhos) de forma efetiva. Se você faz alguns, como agachamento, stiff, passada, barra livre, apoio no solo entre muitos outros, pode ganhar tempo em sua rotina simplesmente pulando os abdominais.


Envie esse texto pra'zamigas e amigos fit!

Conheça o Treino Qualitativo: http://coach.treinoqualitativo.com.br/

Ref.:  2019 Nov;40(12):789-795. doi: 10.1055/a-0989-2482. Epub 2019 Aug 29.
Suspended Push-up Training Augments Size of not only Upper Limb but also Abdominal Muscles.Kohiruimaki RMaeo SKanehisa H.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário