PSE - Escala Subjetiva de Percepção de Esforço de Borg

A PSE é uma escala de percepção de esforço subjetivo utilizada principalmente em exercícios ergométricos como elípticos, esteiras e bicicletas.
A escala atualizada parte de 0 a 10, sendo o 0 correspondente à pessoa parada, sem movimentos, e o 10,  movimento em máxima intensidade e velocidade.

É importante ressaltar que os números da escala PSE nada têm a ver com velocidade ou carga dos aparelhos. Dois exemplos para entenderem isso.
Exemplo 1:
Fernanda corre numa esteira por 1 minuto na velocidade 10 km/h e indica que ao final deste 1 minuto a PSE está em 9.
Letícia corre na mesma esteira por 1 minuto na velocidade 15 km/h e indica que ao final deste 1 minuto sua PSE está em 7.
Exemplo 2:
Marcos faz o elíptico por 2 minutos, mantendo-se entre 120-130 watts* no período e encerrando o momento de alta intensidade do HIIT apontando uma PSE de 8.
Pedro faz o elíptico por 2 minutos, mantendo-se entre 120-130 watts no período e encerrando o momento de alta intensidade do HIIT apontando uma PSE de 10.

Considere que quanto mais elevado o número na escala, mais alta também deve estar sua frequência cardíaca e respiratória. Numa ergometria feita no esquema de HIIT, é fundamental que a oscilação de intensidade solicitada na prescrição (ora alta, ora baixa) seja acompanhada pela variação na frequência cardíaca. Ou seja, ora a frequência sobe muito, ora abaixa. Confira os detalhes da tabela abaixo:
Escala extraída do website Treino Mestre.

* é importante anotar as referências de seu HIIT. Por exemplo: na primeira semana eu corri a 12 km/h na esteira e minha PSE foi 9. 
Na terceira semana percebi que precisei aumentar a velocidade para 13,5 km/h para manter minha PSE em 9 pois a 12 km/h minha PSE estava ficando em 7.
No caso dos elípticos e remoergômetros modernos, eles apresentam um valor em watts que é a melhor referência para relacionar com sua PSE. Isso porque ele é o produto de duas grandezas: velocidade e carga. Portanto, 100 watts pode ser o resultado de uma velocidade de 12 km/h na carga 4 ou 8 km/h na carga 7 (exemplo hipotético). 
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário