Não gosta de musculação!?



      Deixando claro: nenhuma modalidade de exercício físico fará pela sua saúde o que a musculação pode fazer. Ela é funcional funcional, equilibrada, sustentável e segura. Você pode fazê-la em alta intensidade por décadas, sem lesões articulares e muito menos ósseas. Obviamente que estou falando de uma musculação corretamente prescrita e periodizada. 
      Me antecipando às perguntas: não, nem pilates, nem natação, nem corrida de rua, nem Kangoo, nem CrossFit, nem "funcional", nem Zumba e nem as variadas formas de HIIT (que defendo no auxílio ao emagrecimento) são tão boas para a saúde como a musculação. Todas têm suas deficiências e riscos que muitas vezes comprometem a sustentabilidade da prática. A musculação, não.


      "Ah, mas é chato e eu não gosto".


      Concordo. E acrescento que, se bem feita, queima, cansa, te atrapalha a andar e às vezes causa até enjoo. Sem contar as dores musculares que podem vir nos dias seguintes. E eu faço há 12 anos ininterruptamente. 


      "Como você consegue???"


      Simples. Fazer é uma decisão racional. Oras, ninguém gosta de musculação! As pessoas gostam de assistir filmes, conversar, ler, andar de skate, comer, brincar com o cachorro, namorar, colecionar coisas, dar rolê de moto, jogar bola, caminhar no parque, viajar, dormir, etc, etc...

      E você, pensando na lista de coisas que realmente gosta, incluiria escovar os dentes? Não, né! Nem por isso deixa de escovar algumas vezes ao dia.


      Fazer musculação é como escolher brócolis e ovo cozido no self service. É muito provável que você goste mais de batata frita e lasanha e deseje um belo sorvete como sobremesa. Mas se pensa na saúde, creio que faça decisões racionais na hora de montar o prato e dispense a sobremesa. 
     
     Outro ponto favorável à musculação é: quantas pessoas você conhece que estão sedentárias e sofrerão ou já sofrem as consequências dessa condição devido à falta de tempo? Pois é, 3 treinos de 20 minutos de musculação já são suficientes para os melhores resultados. Na verdade, 2 vezes por semana com intensidade bastam. O best seller "Body by Science" vai além: um treino de 15 minutos por semana!

  

      Por fim, sejamos sensatos, a construção/obtenção de qualquer coisa importante na vida, de cursar uma faculdade, passando por criar os filhos, até juntar uma grana para comprar um carro, envolve momentos em que nos vemos tendo que fazer coisas chatas, não é mesmo? E o que seria de nós se só fizéssemos o que gostamos ou o que nos dá prazer imediato?

      Então é isso. Espero que este texto te faça pensar seriamente em fazer musculação. 

Um abraço!

Felipe Piacesi
Especialista em musculação e treinamento de força - UnB
Personal trainer
Professor Faculdade Anhanguera - DF
Coordenador Técnico - Premium Fitness - DF
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc está enganado. O texto (assim como todos aqui) são de minha autoria. Vc pode consultar no Instagram da Dra. Denise que ela fez um repost meu. Constam na foto que ilustra a postagem dela e no corpo da mensagem: repost @fpiacesi (eu). Obrigado.

      Excluir
  2. Estou te seguindo agora. seu texto é a melhor motivação para treinos que já li na vida.

    ResponderExcluir
  3. Direto ao ponto, muito bom. Aproveitando a oportunidade, o que acha de exercícios utilizando o peso corporal (calistenia)? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tipo de resistência passível de ser incluído (e o faço muitas vezes) numa prescrição de musculação. Único porém é que não há uma graduação do peso né? Um sedentário numa academia pode começar o exercício conhecido como puxada com duas placas... Não há a minima condição de o sujeito conseguir fazer uma barra livre sem o auxílio de alguém. Então o ponto de cuidado que saliento é que para quem está começando, pode ser excessivamente pesado.

      Excluir
    2. Obrigado Felipe, esclarecedor, e parabéns pelos artigos.

      Excluir