Retorno a atividade física pós doença viral e COVID 19




Durante a vigência de uma infecção viral aguda, não se recomenda a prática de atividade física. O repouso é necessário para que o corpo possa se dedicar a produzir imunidade necessária para combater a doença. 

Porém, ficar em repouso não significa ficar deitado esperando o tempo passar. Para as pessoas que estejam se sentindo dispostas, uma pequena andada, um alongamento, movimentar-se dentro de casa é inclusive recomendado, para não aumentar o risco de doenças como tromboses. 


Após a melhora dos sintomas costumamos indicar o retorno da atividade física (obedecendo a intensidade que o praticante tinha antes da doença) em média 14 dias após a melhora completa dos sintomas. Ou seja, a pessoa melhorou hoje, ela poderá voltar a atividade física habitual em 14 dias. 

Isso não quer dizer que nesse meio tempo ela tenha que ficar sem fazer nenhuma atividade. É recomendado que a pessoa retorne gradualmente, respeitando o limite do corpo, lembrando que intensidade e resistência é um trabalho diário, e pós doença viral essa adaptação não é diferente. A idéia é começar devagar até retornar a intensidade anterior. 


Temos que lembrar, no caso do COVID principalmente, mesmo no período pós melhora dos sintomas, a pessoa ainda pode vir a desenvolver algumas complicações cardíacas, neurológicas e respiratórias. Por isso, o retorno gradual e o acompanhamento individual é muito importante. 


Algumas pessoas demorarão mais tempo para retornar, algumas menos. Isso depende do tipo de atividade física que a pessoa praticava antes de ficar doente, a quantidade de treinos semanais etc.  


Em resumo, durante a infecção pelo coronavirus o ideal é movimentar-se mas sem praticar atividade física intensa. Logo após a infecção, retornar gradualmente até que se alcance a intensidade do exercício praticado antes da infecção. 


Dra. Ana Helena Mendes, infectologista.

SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário