Dieta + AEJ ou Dieta + aeróbio alimentado?




Brad Schoenfeld e colaboradores (2014) conduziram um estudo com 20 mulheres jovens que foram divididas em dois grupos: o grupo que fez dieta hipocalórica e aeróbio em jejum (AEJ) por uma hora, 3x por semana e o grupo que fez a mesma dieta e aeróbio alimentado por uma hora, 3x por semana. A intensidade do exercício foi avaliada individualmente e as voluntárias dos dois grupos atingiram até 70% de sua frequência cardíaca máxima prevista. Ao final das 4 semanas de estudo, ambos os grupos perderam peso, reduziram o IMC e perderam massa gorda. Porém SEM DIFERENÇA entre eles, ou seja, tanto fez fazer o aclamado AEJ ou se alimentar antes da atividade.

A hipótese por trás da eficácia AEJ é a seguinte: 1 - quando se está em jejum depletamos o glicogênio muscular armazenado, de modo que as reservas de lipídios (as gordurinhas indesejadas) estarão mais disponíveis pra serem queimadas no exercício. 2 - é sabido que o exercício aeróbio moderado é o que mais utiliza gordura como substrato durante a atividade.

Então seria o casamento perfeito, certo?

Errado. O organismo é dinâmico e se adapta às necessidades que lhe são impostas. Hoje sabemos que o mais importante é o que corpo fará DEPOIS do treino. Portanto é fundamental entender a sinalização que queremos passar pra ele no pós treino. Construir músculos? Ressintetizar glicogênio? Refazer reservas lipídicas?

Já expliquei em outros posts que o aeróbio no emagrecimento é o oposto do que o imaginário popular acredita, ou seja, é furada. Recomendo que leiam "Por que Engordamos e o Que Fazer Para Evitar" de Gary Taubes. Nele há um capítulo inteiro recheado de estudos que mostram que tentar gastar mais calorias através de aeróbios não traz nem de perto o efeito desejado.

Você pode treinar em jejum sem problemas. Mas opte por musculação ou HIIT se o objetivo for perda de gordura.


SCHOENFELD, B. J. et al. Body composition changes associated with fasted versus non-fasted aerobic exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 11, 2014.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário