Sobreposição de treinamentos.


Se liga no que aconteceu comigo outro dia. Fui treinar à noite e encontrei um aluno que eu havia prescrevido o treino na semana anterior. Nos cumprimentamos e eu reparei que ele tava fazendo um exercício que eu não tinha passado. Brincando, questionei por que fazia o que não estava no plano. Um parêntese: pq há pessoas que colocam, tiram e trocam exercícios de uma PRESCRIÇÃO PROFISSIONAL por conta própria? Pois bem, o jovem me respondeu assim: "Aqui é outra coisa, mestre. Contigo a parada é emagrecimento, agora tô só me divertindo!" Eu ri (pra não chorar) e saí. Ignorando o fato estranho de que há quem se divirta levantando barras acima da cabeça, será possível isso: combinar um treinamento para um fim com um treinamento semelhante, sem que um interfira no outro?
Vamos raciocinar um pouco. No dia anterior, ele fez supino até a falha, mais alguns exercícios pesados e HIIT na esteira. Após esse treino, o organismo naturalmente passará dias trabalhando pra recuperar e supercompensar os músculos, refazer reservas energéticas dentre outros processos fisiológicos. Eis que no dia seguinte ele decide se "divertir" levantando pesos. Então manda um emissário do cérebro "falar" pro organismo: "ó galera, não precisa interromper o que cêis tão fazendo aí, não! Pode continuar recuperando a fibra muscular (nóis vai fibrá!!) e vcs do glicogênio, dêxa cum nóis que nóis cumeu um pão com peidipiru. Não vamos interferir no trabalho de vcs!"

Será que o organismo sabe o que é musculação pra hipertrofia e musculação pra diversão? Sabe o que é esteira inclinada e subir morro? Spinning e trilha de bike? Descarregar tijolo de caminhão e malhar? Pular um muro e calistenia? Crossfit e briga de bêbado? Não, não sabe... Acredite, ele também não sabe que é 2018 e que vc quer hipertrofiar com o exercício A, emagrecer com o B e brincar com o C.
Como exemplo, já fiz uma remada curvada pesada e no dia seguinte meus glúteos doeram. Um amigo andou de skate depois de anos sem andar e a bunda ficou detonada. E agora, falando em ciência. Fisher e Steele (2014) mostraram que um pedal intenso leva a hipertrofia de membros inferiores. "Uai, pedal não é aeróbio?" Sabe de nada, inocente... rss

Um situação semelhante acontece com o pessoal que faz tudo: musculação, Crossfit, corrida de rua, Pilates ("pra coluna") etc etc etc, pensando que assim não tem como dar errado. Afinal, está cercado do que é mais indicado para basicamente todos os objetivos. Definitivamente não é assim que a banda toca. Assistam no  a aula sobre Overtraining no Youtube do professor Felipe Nassau.

Bem, nós, treinadores, tentamos "enganar" o organismo e colocar uma ordem pensando na interação entre estímulos neuromusculares, cardiovasculares e períodos de recuperação (periodização) para que obtenhas os resultados que tu declarou na anamnese. Ou seja, enquanto médicos dosam remédios, nutricionistas dosam macro e micronutrientes, nós, entre outras coisas, dosamos exercício e atividade física.
Um abraço.

FISHER, J.; STEELE, J. Questioning the resistance/aerobic training dichotomy: a commentary on physiological adaptations determined by effort rather than exercise modality. Journal of Human Kinetics, v. 44, p. 137-142, 2014.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário