Agachamento com correntes?


Assista ao vídeo aqui!
Tem uma galera fazendo agachamentos e outros exercícios com correntes penduradas. Parece maluquice, afinal, havendo espaço, é só colocar mais anilhas na barra para aumentar o peso, certo?

Errado!

Fazer agachamentos com correntes, exatamente como o jovem do vídeo, pode ser uma boa e vou explicar porque. 

Primeiro, é necessário entender um pouco de biomecânica e física. O esqueleto humano se movimenta pela contração muscular e a transmissão dessa força se dá através de alavancas. Por exemplo, quando contraímos o bíceps braquial, dois tendões inseridos no rádio transmitem a contração através de uma alavanca feita com a articulação do cotovelo que, por fim, aproxima ulna e rádio ao úmero. Associado a isto, temos o conceito de braço de resistência que explica que quanto mais distante a resistência (peso) estiver do ponto de apoio da alavanca (articulação), mais difícil será erguê-lo.


Quem faz musculação já sacou que há momentos durante a repetição, que são mais fáceis e outros, mais difíceis, mesmo com a carga sendo constante. Exatamente por conta das questões biomecânicas e físicas expostas acima. 

Então o maromba que entope de anilhas o leg press e faz aquele movimento curtinho tende a estar fazendo menos esforço que o sujeito que coloca metade daquilo mas faz o movimento completo. 

Voltemos ao vídeo do agachamento com correntes. Percebam que à medida que o rapaz desce, mais elos da corrente se apoiam no chão, portanto quanto mais embaixo, menos peso sobre o corpo. E o contrário obviamente também acontece (maior distância do solo = + elos = + peso). No agachamento, no ponto mais baixo, o braço de resistência está próximo ao máximo (+ pesado) e as alavancas das articulações estão desfavorecidas para a transmissão da força (dificulta o exercício). Portanto, faz todo sentido usar um implemento que reduza a carga neste momento e aumente gradativamente à medida que esta condição passa a se inverter.

Portanto a corrente pode ser uma ótima opção de resistência para ser incluída na periodização do treino de musculação. 

Mas atenção! Ela não é útil em todos exercícios. Quem quiser palpitar sobre em quais exercícios a corrente é ou não bem vinda, fique à vontade. Prometo responder. 
Um abraço.   
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário