Técnica de corrida



     Essa imagem chegou até mim pelas mãos (macias!) do meu estagiário-gênio Lucas Sampaio, exatamente num momento em que queria falar sobre o tema.

     Quem já leu algumas de minhas postagens percebeu que vez ou outra chamo atenção para algo que foge da naturalidade humana e que é potencialmente prejudicial pro nosso organismo. Hoje o tema é corrida.

     A clássica orientação de apoiar primeiro o calcanhar e depois a ponta do pé ao correr é equivocada. Segundo meu amigo Erik Neves, médico do esporte e especialista em corrida descalço, "até por volta do ano de 1900, todos corriam na ponta dos pés. Não havia amortecimento nos tênis. Foi então que Bill Bowerman, um treinador de atletismo e cofundador da distribuidora de tênis japoneses Blue Ribbon Sports, postulou que, se se aumentasse a amplitude da passada e se mantivesse a cadência, os corredores seriam mais rápidos. Mas, para isso, só se o calcanhar tocasse primeiro o solo. Para absorver esse impacto, ele passou a vender tênis com o calcanhar mais alto que a ponta. Logo em seguida, mudou o nome da sua companhia para Nike (conhece?). A Nike simplesmente passou a vender a solução para um problema que ela mesma inventou!" 
     Por isso que, na tentativa de reduzir os impactos, a maioria dos tênis alardeados como ótimos para corrida se transformaram em monstrengos com "amortecedores" nos calcanhares. Esse fato leva qualquer desavisado a acreditar que tênis com "amortecimento" são essenciais para correr com segurança. Acontece que reduz o impacto p.n.! Entrar com o calcanhar na verdade transmite o impacto para seu joelho, quadril e até coluna (imagem acima), por melhor e mais caro que seja o tênis, e ainda "freia" a corrida em alguns milissegundos. Um estudo (Daoud, 2012) com atletas de Cross Country mostrou que os que aterrissam com o calcanhar tinham o dobro de lesões do que os que apoiam o antepé primeiro. Então, a chave mais uma vez está em retornar à... NATURALIDADE, ao simples, meu povo!! O que reduz mesmo o impacto é usar esse conjunto maravilhoso de músculos conhecido como panturrilha e que foi moldado por milhares de anos para absorver impacto e impulsionar sua corrida, além dos músculos do próprio pé. Um bom começo para corrigir a técnica seria correr com tênis minimalistas ou mesmo descalço e evitar o mata-borrão (o tal calcanhar-ponta do pé tão aconselhado).
      Esse tema é fascinante e pra quem tiver interesse, as fontes são diversas: artigos científicos, blogs, treinadores especializados (normalmente em parques) e vídeos no YTB. Lá, sugiro a busca "barefoot running technique" pra visualizar com clareza a diferença entre os dois movimentos ilustrados.
     Um abraço!

DAOUD, A. I. et al. Foot strike and injury rates in endurance runners: a retrospective study. Medicine & Science in Sports & Exercise. v. 44, n. 7, p. 1325-1334, 2012.
SHARE

Felipe Piacesi

Personal trainer. Se você está interessado em receber orientações individualizadas sobre como realizar seu treino de musculação, conheça o meu trabalho como coach.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário